segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Programa Gestar II - Um Ensino de Qualidade!
sábado, 29 de agosto de 2009
6º Encontro Gestar II - 20 / 08 / 09
Pra mais tarde não sofrer
1º momento: Os professores cursistas relataram a experiência com os alunos acerca da lição de casa do avançando na prática.
2º momento: Os cursistas foram divididos em grupos. Cada grupo ficou responsável por escolher e estudar uma das seções das unidades 19 e 20 da TP5. Depois foi realizado uma discussão sobre a seção escolhida.
3º momento: Foi solicitado como tarefa de casa aplicar uma das sugestões do avançando na prática das Unidades 19 e 20.
domingo, 23 de agosto de 2009
Projeto Gestar II - Um Verdadeiro Gol de Placa!
Avançando na Prática - Eis o espaço para a divulgação dos trabalhos realizados por vocês! Professora Maria Aparecida dos Reis Neves.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
5º Encontro Gestar II - 04 / 08 / 09
Antes do início dos trabalhos, ouvimos a música Tempos Modernos, de Lulu Santos, para reflexão.
Eu vejo a vida melhor no futuro
de hipocrisia que insiste em nos rodear
Eu vejo a vida mais clara e farta
Repleta de toda a satisfação
Eu quero crer no amor numa boa
E que isso valha pra qualquer pessoa
Hoje o tempo voa amor
Mesmo sem se sentir
E não há tempo que volte amor
Vamos viver tudo o que há pra viver
Vamos nos permitir
2º momento: Analisamos duas imagens: um quadro de Tarsila do Amaral e uma foto do cantor falcão ( sem mostrar o rosto ).
Depois, foram realizadas as seguintes perguntas:
1- De quem é este quadro?
2- Como você tem certeza de sua resposta?
3- Quem é a pessoa retratada na fotografia?
4- Por que tem certeza que esta foto retrata essa pessoa?
Cada um é cada um
Cada um é cada um, diz a sabedoria popular. E, ouvindo diferentes pessoas contarem o mesmo gol, chega-se à conclusão de que esta é uma verdade inquestionável, uma lei irrefutável.
5º momento: Lemos e comentamos o texto abaixo à respeito do Golaço do Nilmar, atacante do Internacional, contra o Corinthians, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Logo em seguida, narramos um trecho de um jogo fictício. Sendo os times: Sem camisa X Com camisa... o objetivo é ressaltar o estilo de cada professor cursista.
Apresentador brincou com expressão usada por Pedro Ernesto, de que "Nilmar fez guisado da defesa corintiana"
O golaço de Nilmar contra o Corinthians na estreia do Brasileirão repercutiu em vários lugares do mundo. A narração feita por Pedro Ernesto, da Rádio Gaúcha, também ganhou destaque. O Jornal Nacional, da Rede Globo, utilizou a gravação para transmitir a emoção de como os gaúchos ouviram o gol do atacante colorado. William Bonner, apresentador do telejornal, declarou nesta terça que achou a narração espetacular.
– Todas as ideias que eu tive para tratar daquele gol no Jornal Nacional já tinham sido executadas anteriormente. Quando tivemos a reunião, a primeira ideia que eu tive foi mostrar o gol sem a narração, só com som ambiente, e alguém observou que não seria algo diferente. Então decidi ver como eles (torcedores colorados) ouviram isso na Rádio Gaúcha, e todos gostaram. Depois ainda falamos em ouvir o Nilmar e a mãe dele, que foi homenageada pelo gol – explicou.
Bonner disse apenas que teve um cuidado em não utilizar a parte final da narração de Pedro Ernesto, que falava em fazer guisado da torcida corintiana.
A narração espetacular chamou atenção, mas eu tive cuidado de cortar o fim. Aquele papo de transformar a defesa do Corinthians em guisado não dá para colocar no Jornal Nacional – comentou ele com bom humor.
A narração de Pedro Ernesto:
GOOOOOLLLL, GOOOOOOOLLLL!!! Mais do que um gol, um golaço! Mais do que um gol, uma pintura! Mais do que um gol, uma fila interminável que Nilmar conseguiu conduzir contra o Corinthians marcando o gol colorado! Nilmar fez guisado da defesa corintiana! Nilmar partiu pedaço por pedaço da defesa do Corinthians, fez como uma máquina de moer carne e acabou marcando o gol do internacional.
Gol de Dudu, o grande craque dos Sem Camisa!!!
Café com pão / Café com pão / Café com pão
virge Maria que foi isto maquinista?
Agora sim / café com pão / Agora sim / Voa, fumaça / Corre, cerca
Agora seu foguista / Bota fogo / Na fornalha / Que eu preciso / Muita força / Muita força / Muita força
Oô...
Foge, bicho / Foge, povo / Passa ponte / Passa poste / Passa pasto / Passa boi / Passa boiada / Passa galho / De ingazeira / Debruçada / No riacho / Que vontade / De cantar!
Oô...
Quando me prendero / No canaviá / Cada pé de cana / Era um oficiá
Oô...
Vou depressa / Vou correndo / Vou na toda / Que só levo / Pouca gente / Pouca gente / Pouca gente...
7º momento: A estilística do som e da palavra. Reconhecer os recursos ligados aos sons das palavras - nível fonético -. Seção 2, unidade 17, pág 26.
"O tempo perguntou pro tempo: qual é o tempo que o tempo tem? O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem."
"O sapo Sabino sabia da sua saborosa sopa. O sapo Sapudo só sabia que o sapo Sabino sabia. O sapo Sabino não sabia que o sapo Sapudo sabia que ele sabia. A saborosa sopa suculenta tinha até polenta!"
Continuidade de Sentidos
Sempre que vemos, lemos ou interpretamos uma mensagem, seja composta no código linguístico seja em qualquer outro código, procuramos compreendê-la articulando os sentidos das partes com os sentidos do todo. Para isso, recorremos a vários conhecimentos que vamos acumulando ao longo de nossa coexistência com outros seres humanos, nos exercícios com a linguagem e com as formas de comunicação com as quais vivemos. Seção 1, unidade 18, pág 71.
Mesmo considerando que as respostas podem assumir formas variáveis, todas vão referir ao fato de que do peito para baixo o homem da figura é um; do corpo para cima é outro. Alguns outros detalhes podem ser acrescentados, como as roupas, a cor a pele, a posição das pernas voltadas para esquerda enquanto a cabeça está voltada paa a direita, etc.
Neste texto não verbal, essas pistas não são de natureza linguística. "Lemos" as imagens. Mas textos verbais também baseiam sua coerência em "compatibilidades" entre as partes que os compõem. Por isso, a "leitura" das partes coduz à compreensão do todo.