Trabalho elaborado pelo professor Thiago de Meira Rezende.
Gêneros Textuais
Foram distribuídos para os alunos vários gêneros textuais: Piada, Música, Poesia, Jogo dos 7 erros, Palavras Cruzadas, Caça Palavras, Notícia de Jornal, Fábula, Conto, Entrevista, Carta, Tira, Receita Culinária, Propaganda, Charge, Bula de Remédio, Manual de Instrução, Biografia, Simpatia e Provérbio com os respectivos nomes escritos em pequenas tiras de papel. O objetivo desta atividade é colocar as tiras ao lado de cada gênero textual correspondente.
Jogo do Dicionário
Foram distribuídos para os alunos diversos verbetes, envolvendo dois universos básicos como Futebol e Escola, com as suas respectivas acepções. Sendo que os mesmos estavam todos embaralhados. O objetivo desta atividade é encontrar as acepções correspondentes a cada um dos verbetes.
Placas de Trânsito
Foram distribuídos para os alunos vários tipos de placas de regulamentação com os seus respectivos significados. Sendo que os mesmos estavam todos embaralhados. O objetivo desta atividade é colar os significados ao lado de cada placa correspondente.
Produção Textual
Os alunos receberam uma pequena produção com algumas palavras faltando. Sendo que as mesmas estavam escritas em tiras de papel. O objetivo desta atividade é encaixá-las dentro do texto dando sentido harmonioso para o mesmo.
Ditado Musical
Distribuir a letra de uma música não muito conhecida pelos alunos com algumas letras faltando. Deixar a canção tocar e cada um completa seu texto prestando muita atenção no que vai ouvir.
Quem Sabe Canta!
Parar a música em determinado ponto e deixar que alguém continue a cantá-la.
Colocar a Letra em Ordem
Foram distribuídos para os alunos uma música com os versos misturados. Ao ouvir a letra eles deverão colocá-la em ordem. Depois é só conferir o resultado através de leitura ou canto.
Quem é o Intérprete?
Material: um CD de áudio gravado com trechos de músicas de diversos gêneros ( 30 ou 40 segundos de cada música ); folha de papel numerada de acordo com a quantidade de trechos que serão ouvidos, por exemplo, 1 a 20 ou 1 a 30.
Desenvolvimento: deixar o CD tocar e cada aluno ou cada grupo anota na sua folha o nome do intérprete que ouviu cantar. Depois de ouvir e anotar, os participantes trocam as folhas e conferem quem obteve mais acertos.
Desenvolvimento: deixar o CD tocar e cada aluno ou cada grupo anota na sua folha o nome do intérprete que ouviu cantar. Depois de ouvir e anotar, os participantes trocam as folhas e conferem quem obteve mais acertos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário