segunda-feira, 27 de abril de 2009

Caracterização do Gestar II

É um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.
Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa dos alunos de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental.
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
Entrevista com o professor, Thiago de Meira Rezende, coordenador do projeto na cidade de Miraí.

1-Quando o blog entrou no ar?
No mês de Março.
2- Por que você decidiu criar este blog sobre o gestar? Qual a proposta?
Quando nós, professores formadores, tivemos o nosso primeiro encontro em Barbacena para a capacitação profissional, no mês de março, foi solicitado pela nossa professora Erla Delane que seria melhor se fizéssemos um blog com o único objetivo de registrar todas as atividades que estão sendo realizadas no programa na área de Língua Portuguesa. Através desse meio ficaria mais fácil para os Coordenadores do Gestar II acompanharem e avaliarem de “perto” o trabalho que está sendo desenvolvido nas cidades que adotaram esse projeto inovador de grande crescimento pessoal e profissional.
3-Qual a importância de disponibilizar esse tipo de informação na internet, por meio de um blog?
Uma das coisas mais importantes que posso citar em relação às informações que estão sendo divulgadas no blog O Poder das Palavras é que elas são uma forma de interagir e compartilhar com os outros participantes do programa os trabalhos elaborados, ou seja, uma troca mútua de experiências, ideias e conhecimentos. É um meio virtual de estarmos sempre em contato com os mais variados tipos de projetos organizados e aplicados por vários professores formadores.
4-Os professores têm se mobilizado para publicar informações no Blog?
Muito. Afirmo categoricamente que estou trabalhando com uma equipe competente e determinada. A colaboração dos professores cursistas têm sido de extrema importância para o conteúdo das postagens, principalmente as fotos dos alunos realizando os trabalhos nas escolas, os relatórios que os professores fazem tendo em vista as atividades aplicadas por eles, destacando o planejamento, as dificuldades e facilidades encontradas no momento da aplicação. Além, é claro, de todas as atividades que são concretizadas nos encontros presenciais.
5-Em relação ao envolvimento dos professores no Gestar II? Quantos professores da cidade participam? Quando são realizados os encontros? O que é discutido nestes encontros?
Fico muito feliz em ver a participação efetiva de todos os professores cursistas envolvidos. Eles estão dando um show de entusiasmo, dedicação e profissionalismo. Posso dizer que é um grupo unido e com um único objetivo: lutar por uma educação de qualidade. Esse projeto grandioso conta com a participação de dez professores municipais de três cidades: Miraí, Santana de Cataguases e São Sebastião da Vargem Alegre. Sendo que os encontros são ministrados quinzenalmente e com duração máxima de quatro horas. Até o término do programa são necessários aplicar 12 oficinas coletivas onde são desenvolvidas diversas atividades através dos Cadernos de Teoria e Prática ( TP ). Os encontros envolvem dinâmicas que motivam o professor a relacionar os aspectos teóricos discutidos à sua prática cotidiana em sala de aula e a compartilhar reflexões e estratégias com os seus colegas de grupo. Discutimos as técnicas e os métodos a serem trabalhados, visando a melhoria da qualidade do ensino, deixando nossas aulas mais criativas e dinâmicas aos olhos de nossos alunos e despertando neles o interesse pelo aprendizado. O trabalho é totalmente voltado ao desenvolvimento da compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário