Seminário

"Um país se faz com Homens e Livros."
Monteiro Lobato


O Gestar II findou-se em 10 de dezembro de 2009. A finalização do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar deu-se mediante a participação de todos os professores da Escola Municipal Dom Helvécio - Dores da Vitória, em Miraí. Realizamos um trabalho interdisciplinar voltado para o Universo da Leitura - Inteligente é assim: tudo o que vê... lê! Através deste, homenageamos um dos maiores escritores de nossa literatura: Monteiro Lobato.





Aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro na Escola Agrotécnica Federal “Diaulas Abreu” em Barbacena, Minas Gerais, o seminário de encerramento do Gestar II.
Os professores participantes do programa apresentaram os trabalhos desenvolvidos durante a trajetória de sua formação e sua prática docente no decorrer do ano letivo de 2009.
O evento teve como finalidade fazer uma análise dos resultados obtidos através de todos os trabalhos realizados pelos professores formadores e cursistas em suas respectivas escolas. Além disso, houve exposição de portifólios e almanaques construídos pelos cursistas.



Mais uma vez o nosso grupo demonstrou compromisso, determinação, competência, profissionalismo e criatividade em concretizar um trabalho tão grandioso como este. Parabéns a todos, realmente fizemos um ótimo trabalho!
Depois do término das apresentações individuais, a nossa professora orientadora Erla Delane nos parabenizou pelo empenho e dedicação em prol do programa.
Por fim, fizemos uma despedida emocionante mediante um “amigo oculto”, momento em que foi entregue uma lembrança que representasse cada cidade envolvida no Gestar II.








Todo curso de aperfeiçoamento que realizo é relevante para o meu crescimento pessoal e profissional. O Gestar II proporcionou-me momentos de reflexão sobre a construção do conhecimento e de uma nova prática de ensino, contribuindo para uma prática pedagógica motivadora em busca de melhores resultados.

Professor Formador
Thiago de Meira Rezende

Professores Cursistas
André Luiz de Melo - Miraí
Cleuza Lúcia Silva Baêsso - São Sebastião da Vargem Alegre
Darlene Maria Alves de Oliveira - São Sebastião da Vargem Alegre
Flávia Calais Vaz de Melo - São Sebastião da Vargem Alegre
Jaqueline Rezende Caputo Vieira - São Sebastião da Vargem Alegre
Lucas Esperança da Costa - Miraí
Maria Aparecida dos Reis Neves - Miraí
Maria Gilda de Oliveira Alves - São Sebastião da Vargem Alegre
Marisa Lage Pires Vanni Gomes - Santana de Cataguases


Colegas Formadores
Daniela - Santos Dumont
Danielle Berzoini - Juiz de Fora
Débora - Santana do Garambéu
Débora Potros - Paiva
Denise Escobar - Santos Dumont
Flávia - Volta Grande
Graça - Desterro do Melo
Heloísa - São Brás do Suaçuí
Maria - Juiz de Fora
Mirian Tavella - Juiz de Fora
Renata Resende - Santa Bárbara do Tugúrio
Rogério - Cataguases
Selma - Mutum
Silma - Ponte Nova
Silvinha França - Carandaí
Ubaldo - São Brás do Suaçuí
Victor - Barbacena
Viviane - Santa Margarida
Wilmar Campos - Santa Bárbara do Tugúrio

Agradecimentos
À Professora Formadora Erla Delane, nossa orientadora, pela dedicação, apoio e disposição em nos orientar em caso de dúvidas... Muito Obrigado!
À Secretária Municipal de Educação de Miraí, Maria do Carmo Trota, pela confiança depositada em meu trabalho, espero ter correspondido a todas as expectativas. Obrigado Mesmo!
À Diretora da Escola Municipal Dom Helvécio, Silmane Mázala, que sempre esteve à disposição em nos ajudar para o sucesso do programa.
Aos Professores Cursistas, pois o Gestar II não seria possível sem a participação, a dedicação e o empenho de todos vocês... a semente foi plantada, agora colheremos os frutos por longos anos e lutando sempre por uma Educação de Qualidade.
Aos Professores Formadores das outras cidades, amigos que fiz em Barbacena, pela troca de conhecimento, experiências, ideias... espero encontrar vocês um dia... um forte abraço!

Thiago de Meira Rezende


Reunião para a Elaboração do Projeto
Em maio de 2009, os professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental das Escolas Afonso Alves Pereira ( São Sebastião da Vargem Alegre ), Dom Helvécio ( Miraí ) e Doutor João Batista de Resende ( Santana de Cataguases ) deram início aos estudos no Gestar II, em parceria com as suas respectivas Secretarias Municipais de Educação.
Durante os meses subsequentes, as práticas e os conhecimentos aprendidos foram aplicados em sala de aula visando a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
Como forma de encerramento do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar e, também, como modo de avaliação, nós nos reunimos no dia 23 de outubro, na Secretaria Municipal de Miraí, para discutirmos o projeto que será implementado nas escolas envolvidas neste grandioso trabalho.
Com o título bastante sugestivo e baseado em uma nova versão do que prega o ditado popular ( Bobo é assim: tudo o que vê... lê! ), o Projeto desenvolvido pelos professores envolverá diversas atividades relacionadas ao Universo da Leitura, que vai desde a análise e interpretação de uma gravura... até os vários tipos de gêneros textuais existentes no nosso dia-a-dia.
Inteligente é assim: tudo o que vê... lê!. Este é o nome escolhido para o Projeto de Leitura.
Objetivo Geral
Tomar a ideia de leitura como um ato prazeroso, necessário e indispensável, investindo mais na intenção de orientar o aluno no uso e domínio da Língua Portuguesa e promover uma aprendizagem efetiva de ler, interpretar e escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário