terça-feira, 4 de agosto de 2009

5º Encontro Gestar II - 04 / 08 / 09

A quinta oficina aconteceu na Escola Municipal Afonso Alves Pereira, em São Sebastião da Vargem Alegre. Estudamos as Unidades 17 e 18 da TP5 - Estilo, Coerência e Coesão.






Antes do início dos trabalhos, ouvimos a música Tempos Modernos, de Lulu Santos, para reflexão.

Eu vejo a vida melhor no futuro


Eu vejo isso por cima do muro

de hipocrisia que insiste em nos rodear

Eu vejo a vida mais clara e farta

Repleta de toda a satisfação

Que se tem direito

Do firmamento ao chão

Eu quero crer no amor numa boa

E que isso valha pra qualquer pessoa

Que realizar a força que tem uma paixão

Eu vejo um novo começo de era

De gente fina, elegante e sincera

Com habilidade pra dizer mais sim do que não

Hoje o tempo voa amor

Escorre pelas mãos

Mesmo sem se sentir

E não há tempo que volte amor

Vamos viver tudo o que há pra viver

Vamos nos permitir


1º momento: Os professores cursistas relataram a experiência com os alunos acerca da lição de casa do avançando na prática.

2º momento: Analisamos duas imagens: um quadro de Tarsila do Amaral e uma foto do cantor falcão ( sem mostrar o rosto ).



Depois, foram realizadas as seguintes perguntas:

1- De quem é este quadro?

2- Como você tem certeza de sua resposta?

3- Quem é a pessoa retratada na fotografia?

4- Por que tem certeza que esta foto retrata essa pessoa?

As respostas poderão variar, porque depende muito do grau de conhecimento sobre os artistas apresentados. Por exemplo, se você já teve contato com as obras de Tarsila do Amaral, de imediato, identificará essa obra e afirmará que é dessa artista por causa das cores, das formas, do tema, etc. Como também, seguramente afirmará que a foto é do cantor Falcão, por causa da flor que ele usa no terno, dos anéis, a cor da roupa, ou seja, resumirá falando que é por causa do estilo de cada um.
Na verdade, as perguntas lançadas tem um objetivo específico: fazer com que você reflita o estilo em vários momentos, na arte, na foto, no vestuário, na música, na leitura, na vida, em textos escritos, falados, entre outros.

3º momento: Ao andar pelas ruas da sua cidade, você já deve ter observado muitos tipos diferentes de pessoas. Diferentes no modo de se vestir, na forma como ajeitam o cabelo, no comportamento e nas preferências. Muitas vezes, essas diferenças não são respeitadas e aceitas pela sociedade, o que pode gerar desconforto e exclusão para quem apresenta um jeito de ser diferente, um estilo próprio. Discutimos as imagens abaixo, tendo como suporte principal tais perguntas: 1- Como é a roupa de cada mulher? / 2- Como são os adereços utilizados? O que pode representar a ausência de adereços? / 3- É possível construir uma imagem sobre as pessoas, suas personalidades e comportamentos, a partir do seu estilo, aparência ou apresentação? / Quais conceitos de estética ( beleza ) estão incorporados na apresentação de cada uma das mulheres? AAA5, pág 15 e 16.


4º momento: O trecho a seguir, retirado de um texto escrito por José Roberto Torero e publicado na coluna de esportes de um jornal, traduz a opinião bem-humorada do autor sobre os modos peculiares de cada radialista esportivo anunciar o mesmo gol em um jogo de futebol. Seção 1, unidade 17, págs 15 e 16.

Cada um é cada um

Cada um é cada um, diz a sabedoria popular. E, ouvindo diferentes pessoas contarem o mesmo gol, chega-se à conclusão de que esta é uma verdade inquestionável, uma lei irrefutável.

Alguns falam rapidamente, outros são lentos, alguns têm um vocabulário rebuscado, outros inventam gírias, uns capricham nos erres, outros deslizam nos esses, uns são fanhos, outros são gagos etc... E cada um conta o gol que viu de um jeito particular, único. (...)

5º momento: Lemos e comentamos o texto abaixo à respeito do Golaço do Nilmar, atacante do Internacional, contra o Corinthians, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Logo em seguida, narramos um trecho de um jogo fictício. Sendo os times: Sem camisa X Com camisa... o objetivo é ressaltar o estilo de cada professor cursista.

William Bonner diz que narração do gol de Nilmar foi espetacular
Apresentador brincou com expressão usada por Pedro Ernesto, de que "Nilmar fez guisado da defesa corintiana"

O golaço de Nilmar contra o Corinthians na estreia do Brasileirão repercutiu em vários lugares do mundo. A narração feita por Pedro Ernesto, da Rádio Gaúcha, também ganhou destaque. O Jornal Nacional, da Rede Globo, utilizou a gravação para transmitir a emoção de como os gaúchos ouviram o gol do atacante colorado. William Bonner, apresentador do telejornal, declarou nesta terça que achou a narração espetacular.
– Todas as ideias que eu tive para tratar daquele gol no Jornal Nacional já tinham sido executadas anteriormente. Quando tivemos a reunião, a primeira ideia que eu tive foi mostrar o gol sem a narração, só com som ambiente, e alguém observou que não seria algo diferente. Então decidi ver como eles (torcedores colorados) ouviram isso na Rádio Gaúcha, e todos gostaram. Depois ainda falamos em ouvir o Nilmar e a mãe dele, que foi homenageada pelo gol – explicou.
Bonner disse apenas que teve um cuidado em não utilizar a parte final da narração de Pedro Ernesto, que falava em fazer guisado da torcida corintiana.
A narração espetacular chamou atenção, mas eu tive cuidado de cortar o fim. Aquele papo de transformar a defesa do Corinthians em guisado não dá para colocar no Jornal Nacional – comentou ele com bom humor.

A narração de Pedro Ernesto:
GOOOOOLLLL,
GOOOOOOOLLLL!!! Mais do que um gol, um golaço! Mais do que um gol, uma pintura! Mais do que um gol, uma fila interminável que Nilmar conseguiu conduzir contra o Corinthians marcando o gol colorado! Nilmar fez guisado da defesa corintiana! Nilmar partiu pedaço por pedaço da defesa do Corinthians, fez como uma máquina de moer carne e acabou marcando o gol do internacional.

Time dos Sem Camisa X Time dos Com Camisa

E começa a partida... Todos os jogadores em campo, numa bela tarde de domingo!!! No time dos Sem Camisa o destaque é Dudu, o grande artilheiro do campeonato, já o time dos Com Camisa vêm desfalcado, o super goleiro Edílson, machucado desde a última partida foi substituído por Biro Biro... Flávio passa a bola pra Cacá, que segue a todo vapor, Douglas desarma Cacá que tenta correr atrás do prejuízo... o técnico João Roberto grita com Fabiano que recebe a bola de Douglas, Fabiano corre em direção do gol, é empurrado por Tião, o juiz apitou... é falta, cartão amarelo no Tião! Os Sem Camisa jogam bem, o time está unido... Souza passa a bola pra Tato que passa pra Dudu que domina o jogo... Dudu chuta a bola... a torcida se agita, e é Gooooooool!!!!
Gol de Dudu, o grande craque dos Sem Camisa!!!

6º momento: Para tornar clara a ideia do que seja trabalhar um texto enfocando o estilo, escolhemos um sugestivo poema de Manuel Bandeira. Você vai observar o trabalho primoroso com a sonoridade, tanto que o texto migrou para um meio de comunicação de massa ao ser musicado por Tom Jobim, no disco cujo título é Antonio Brasileiro, da Globo-Colúmbia. Seção 1, unidade 17, págs 18, 19 e 20.

Trem de Ferro

Café com pão / Café com pão / Café com pão

virge Maria que foi isto maquinista?

Agora sim / café com pão / Agora sim / Voa, fumaça / Corre, cerca

Agora seu foguista / Bota fogo / Na fornalha / Que eu preciso / Muita força / Muita força / Muita força

Oô...

Foge, bicho / Foge, povo / Passa ponte / Passa poste / Passa pasto / Passa boi / Passa boiada / Passa galho / De ingazeira / Debruçada / No riacho / Que vontade / De cantar!

Oô...

Quando me prendero / No canaviá / Cada pé de cana / Era um oficiá

Oô...

Menina bonita / Do vestido verde / Me dá tua boca / Pra matá minha sede

Oô...

Vou mimbora vou mimbora / Não gosto daqui / Nasci no sertão / Sou de Ouricuri

Oô...

Vou depressa / Vou correndo / Vou na toda / Que só levo / Pouca gente / Pouca gente / Pouca gente...

7º momento: A estilística do som e da palavra. Reconhecer os recursos ligados aos sons das palavras - nível fonético -. Seção 2, unidade 17, pág 26.

Travalíngua

"A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso..."

"O tempo perguntou pro tempo: qual é o tempo que o tempo tem? O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem."

"O sapo Sabino sabia da sua saborosa sopa. O sapo Sapudo só sabia que o sapo Sabino sabia. O sapo Sabino não sabia que o sapo Sapudo sabia que ele sabia. A saborosa sopa suculenta tinha até polenta!"

"Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será."


Continuidade de Sentidos

Sempre que vemos, lemos ou interpretamos uma mensagem, seja composta no código linguístico seja em qualquer outro código, procuramos compreendê-la articulando os sentidos das partes com os sentidos do todo. Para isso, recorremos a vários conhecimentos que vamos acumulando ao longo de nossa coexistência com outros seres humanos, nos exercícios com a linguagem e com as formas de comunicação com as quais vivemos. Seção 1, unidade 18, pág 71.

Observe a figura seguinte e diga por que você percebe tratar-se de uma montagem:

Mesmo considerando que as respostas podem assumir formas variáveis, todas vão referir ao fato de que do peito para baixo o homem da figura é um; do corpo para cima é outro. Alguns outros detalhes podem ser acrescentados, como as roupas, a cor a pele, a posição das pernas voltadas para esquerda enquanto a cabeça está voltada paa a direita, etc.
É pela observação dessas "pistas" que podemos dizer que não se trata da fotografia de um homem, mas da montagem ou sobreposição de duas fotografias e de homens diferentes. Nosso conhecimento de mundo nos diz que as partes dessa imagem estão em conflito, não estão em harmonia, porque nossas experiências de convivência com seres humanos ( neste caso, do sexo masculino ) nos dizem que não é assim que se retrata um homem porque há uma incompatibilidade entre as duas partes da imagem.
Neste texto não verbal, essas pistas não são de natureza linguística. "Lemos" as imagens. Mas textos verbais também baseiam sua coerência em "compatibilidades" entre as partes que os compõem. Por isso, a "leitura" das partes coduz à compreensão do todo.

8º momento: Jogos de quebra-cabeças são um ótimo exercício de raciocínio para o desenvolvimento das habilidades de procurar as pistas que tornam uma imagem coerente. Os professores receberam diversas figuras de pessoas recortadas de revistas. Cada grupo recebeu 20 gravuras divididas em partes e misturadas entre si. Tivemos que juntá-las articulando os sentidos das partes com os sentidos do todo. O importante é que o manuseio de "partes" para compor um todo coerente vai exercitando as práticas de leitura porque estimula a observação da relação parte-todo na procura de "pistas" de significação.
9º momento: Foi solicitado como tarefa de casa aplicar uma das sugestões do avançando na prática das Unidades 17 e 18.

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