sexta-feira, 5 de junho de 2009

2º Encontro Gestar II - 29 / 05 / 09

A segunda oficina do Gestar II aconteceu na Escola Municipal Doutor Justino Pereira, em Miraí. Estudamos as Unidades 11 e 12 da TP3 - Gêneros e Tipos Textuais.
Antes do início dos trabalhos, ouvimos a música Epitáfio, de Titãs, para reflexão.

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...



Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...

Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr...

1º momento: Os professores Cursistas relataram a experiência realizada com os alunos acerca da lição de casa do avançando na prática.

2º momento: Discutimos sobre as sequências tipológicas: decrição e narração / os tipos injuntivo e preditivo / o tipo dissertativo como características expositivas e argumentativas.

Desenvolvemos várias dinâmicas direcionadas ao tipo descritivo. Veja abaixo:

3º momento: Descrevemos oralmente diversas cenas nos mínimos detalhes... Foi Sensacional! Tivemos várias descrições diferentes do mesmo cenário... mas sem perder o foco principal das imagens.




4º momento: Foi lido para os professores várias descrições de um determinado objeto e, consequentemente, os mesmos tiveram que adivinhar de qual item se tratava.

5º momento: Trabalhamos com a descrição física e psicológica. Os cursistas receberam inúmeras palavras que remetem a essas descrições e tiveram que separá-las em grupos. De um lado a física de outro a psicológica. Todas foram colocadas ( coladas ) ao lado de uma gravura feminina. Tá bom!

Fizemos Também:

Encontre o Par Ideal





Nome: Inês


Características Pretendidas



25 - 40 anos

Moreno / Alto / Forte / Bonito / Fiel / Simpático / Carinhoso / Educado / Caseiro...

Candidatos

Quem será?


Claro que sou eu... hehe... / Kakakaka... Koitado do Ronaldo!

6º momento: Elaboramos um texto injuntivo ou instrucional para a montagem de um Tangram, tendo como personagem principal um gato como inspiração.

Separe as peças por semelhança.


2 triângulos grandes
2 triângulos pequenos
1 triângulo pequeno
1 quadrado
1 paralelogramo

Pegue os dois triângulos grandes para formar o corpo do gato em formato de quadrado.

Pegue o triângulo médio e coloque com a face maior na superfície superior do quadrado.

Use o paralelogramo para formar o rabo.

Coloque uma ponta do quadrado com a outra ponta do triângulo.

Pegue os triângulos pequenos com o lado menor e coloque nos lados do quadrado de jeito que forme as orelhas.

7º momento: Identificamos várias sequências tipológicas no mesmo gênero textual: Carta.

Sequências Tipológicas

Descritivo: Rio, 11 / 08 / 1991

Injuntivo: Amiga A.P.

Oi!

Descritivo: Para ser mais preciso estou no meu quarto, escrevendo na escrivaninha, com um Micro System na minha frente ( bem alto, por sinal ).

Expositivo: Está ligado na Manchete FM – ou rádio dos funks – eu adoro funk, principalmente com passos marcados.
Aqui no Rio é o ritmo do momento... e você, gosta? Gosto também de house e dance music, sou fascinado por discotecas! Sempre vou à K.L,

Narrativo: Ontem mesmo ( sexta-feira ) eu fui e cheguei quase quatro horas da madrugada.

Argumentativo: Dançar é muito bom, principalmente em uma discoteca legal. Aqui no condomínio onde moro têm muitos jovens, somos todos muito amigos e sempre vamos todos juntos. É muito maneiro!

Narativo: C. foi três vezes à K.L.,

Injuntivo: Pergunte só a ele como é!

Expositivo: Está tocando agora o “ Melô da Mina Sensual”, super demais!
Aqui ouço também a Transamérica e RPC FM.

Injuntivo: E Você, quais rádios curte?

Expositivo: Demorei um tempão pra responder, espero sinceramente que você não esteja chateada comigo. Eu me amarrei de verdade em vocês aí, do Recife, principalmente a galera da ET, vocês são muito maneiros! Meu maior sonho é viajar, ficar um tempo por aí, conhecer legal vocês todos, sairmos juntos... Só que não sei ao certo se vou realmente no início de 1992. Mas pode ser que dê, quem sabe!
Não sei ao certo se vou ou não, mas fique certa que farei de tudo para conhecer vocês o mais rápido possível. Posso te dizer uma coisa? Adoro muito vocês!

Narrativo: Agora, a minha rotina: às segundas, quartas e sextas-feiras trabalho de 8:00 às 17:00h, em Botafogo. De lá vou para o T., minha aula vai de 18:30 às 22:40h. Chego aqui em casa quinze para meia-noite. E às terças e quintas fico em F. só de 8:00 às 12:30h. Vou para o T., às 13;30 começa o meu curso de Francês ( vou me formar ano que vem ) e vai até 15:30h. 16:00h vou dar aula e fico até 17:30h. 17:40h às 18;30h faço natação ( no T. também ) e até 22:40h tenho aula.
Ontem eu e Simone fizemos três meses de namoro;

Injuntivo: Você sabia que eu estava namorando?

Expositivo: Ela mora aqui mesmo no ((ilegível)) (nome do condomínio).A gente se gosta muito, às vezes eu acho que nunca vamos terminar, depois eu acho que o namoro não vai durar muito, entende?

Argumentativo: O problema é que ela é muito ciumenta, principalmente porque eu já fui afim da B., que mora aqui também. Nem posso falar com a garota que a S. já fica com raiva.

Narrativo: É acho que vou terminando

Injuntivo: escreva!
Faz um favor? Diga pra M., A.P. e C. que esperem, não demoro a escrever.
Adoro vocês!

Narrativo: Do amigo
P.P.
15:16h

8º momento: Foi solicitado como tarefa de casa aplicar uma das sugestões do avançando na prática das Unidades 11 e 12.

Os professores estão dando um show de Entusiasmo, Dedicação e Profissionalismo... Parabéns!

2 comentários: