Gincana do Conhecimento

VII Gincana do Conhecimento


No dia 11 de novembro de 2011, realizou-se na Escola Municipal Dom Helvécio - Dores da Vitória, a VII Gincana do Conhecimento, projeto organizado pelo professor de Língua Portuguesa, Thiago de Meira Rezende, em parceria com os demais funcionários, que visa resgatar a autoestima dos alunos perante o processo ensino-aprendizagem e, despertando, com este trabalho enriquecedor e criativo, o gosto pela arte do aprender.


O desenvolvimento do trabalho teve como base o Projeto de Leitura: Inteligente é assim: tudo o que vê.... lê! e, em referência ao seu universo mágico e surpreendente, foram realizadas diversas atividades como: Jogos Musicais, Jogo das Frases, Gêneros Textuais, Jogo do Dicionário, Placas de Trânsito, Qual é a Palavra?, Produção Textual, Jogo da Adedanha, Palavras Cruzadas, Caça Palavras, Substantivos, Adjetivos, Nomes Próprios e Comuns, Separação Silábica, Alfabeto, Carta Enigmática, dentre outras. O objetivo principal do projeto é interagir todas as turmas para uma prática competitiva e saudável.




















VI Gincana do Conhecimento

No dia 03 de dezembro de 2010, realizou-se na Escola Municipal Dom Helvécio - Dores da Vitória, a VI Gincana do Conhecimento, projeto organizado pelo professor de Língua Portuguesa, Thiago de Meira Rezende, em parceria com os demais funcionários, que visa resgatar a autoestima dos alunos perante o processo ensino-aprendizagem e, despertando, com este trabalho enriquecedor e criativo, o gosto pela arte do aprender.
O desenvolvimento do trabalho teve como base o Projeto de Leitura: Inteligente é assim: tudo o que vê.... lê! e, em referência ao seu universo mágico e surpreendente, foram realizadas diversas atividades como: Jogos Musicais, Quem é o Autor?, Jogo das Frases, Gêneros Textuais, Jogo do Dicionário, Placas de Trânsito, Qual é a Palavra?, Produção Textual, Jogo da Adedanha, Palavras Cruzadas, Caça Palavras, dentre outras. O objetivo principal do projeto é interagir todas as turmas para uma prática competitiva e saudável.




V Gincana do Conhecimento

No dia 17 de novembro de 2009 foi realizado na Escola Municipal Dom Helvécio - Dores da Vitória, a V Gincana do Conhecimento, contendo diversas atividades relacionadas ao Universo da Leitura. Tendo como objetivo principal interagir todas as turmas para uma prática competitiva e saudável.

Grupo Ler é essencial - Luciel, Cenira, Hamilton, Dienife, Vanderléia, Taynan, Davi, Matheus, Bruno, Daniel, Franciele e Loiane.

Grupo Ler é sonhar - Whith, Daniela, Luana, Géssica, Izabella, Mariana, João Paulo, Abrahão, Viviane, Igor, Tamara e Willian.

Grupo Ler é viver - Alessandra, Marciano, Maria Eduarda, Samanta, André, Lindair, Alaor, Madalena, Luana, Alessandro, Wallace e Rivaldo.

Grupo Ler é amar - Andreza, Reginaldo, Marciel, Jean, Amanda, Indianara, Renata, Maria Caroline, Edméia, Geraldo Júnior, Débora e Jarbas.

Gêneros Textuais
Foram distribuídos para os alunos vários gêneros textuais: Piada, Música, Poesia, Jogo dos 7 erros, Palavras Cruzadas, Caça Palavras, Notícia de Jornal, Fábula, Conto, Entrevista, Carta, Tira, Receita Culinária, Propaganda, Charge, Bula de Remédio, Manual de Instrução, Biografia, Simpatia e Provérbio com os respectivos nomes escritos em pequenas tiras de papel. O objetivo desta atividade é colocar as tiras ao lado de cada gênero textual correspondente.
Jogo do Dicionário
Foram distribuídos para os alunos diversos verbetes, envolvendo dois universos básicos como Futebol e Escola, com as suas respectivas acepções. Sendo que os mesmos estavam todos embaralhados. O objetivo desta atividade é encontrar as acepções correspondentes a cada um dos verbetes.

Placas de Trânsito
Foram distribuídos para os alunos vários tipos de placas de regulamentação com os seus respectivos significados. Sendo que os mesmos estavam todos embaralhados. O objetivo desta atividade é colar os significados ao lado de cada placa correspondente.
Produção Textual
Os alunos receberam uma pequena produção com algumas palavras faltando. Sendo que as mesmas estavam escritas em tiras de papel. O objetivo desta atividade é encaixá-las dentro do texto dando sentido harmonioso para o mesmo.

Ditado Musical
Distribuir a letra de uma música não muito conhecida pelos alunos com algumas letras faltando. Deixar a canção tocar e cada um completa seu texto prestando muita atenção no que vai ouvir.

Quem Sabe Canta!
Parar a música em determinado ponto e deixar que alguém continue a cantá-la.

Colocar a Letra em Ordem
Foram distribuídos para os alunos uma música com os versos misturados. Ao ouvir a letra eles deverão colocá-la em ordem. Depois é só conferir o resultado através de leitura ou canto.

Quem é o Intérprete?
Material: um CD de áudio gravado com trechos de músicas de diversos gêneros ( 30 ou 40 segundos de cada música ); folha de papel numerada de acordo com a quantidade de trechos que serão ouvidos, por exemplo, 1 a 20 ou 1 a 30.
Desenvolvimento: deixar o CD tocar e cada aluno ou cada grupo anota na sua folha o nome do intérprete que ouviu cantar. Depois de ouvir e anotar, os participantes trocam as folhas e conferem quem obteve mais acertos.












6 comentários:

  1. Parabéns pelos trabalhos e projetos maravilhosos desenvolvidos por esta escola. Parabéns, Thiago Rezende, você é brilhante.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu comprometimento e criatividade, competência e inspiração, elementos que compõem o seu trabalho e fazem dele algo único e maravilhoso.

    Isália Casimiro

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela criatividade enriquecedora.

    ResponderExcluir
  4. parabéns pela criatividade enriquecedora.

    ResponderExcluir
  5. parabéns pela criatividade enriquecedora.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Thiago!! Lembra de mim??? Fizemos o GESTAR em Barbacena...fico feliz em ver que continua com a Gincana!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir